Caracterização

A Freguesia de Vila Verde situa-se na margem direita do Rio Mondego, a aproximadamente 5 Km da sede do Concelho. Ora subindo, ora descendo as suas colinas, pode apreciar-se a magnífica paisagem envolvente, o rio Mondego, os campos de arroz, as salinas e a ilha da Morraceira.
 
Presentemente, os povoados mais representativos desta freguesia são: Salmanha, Casal dos Foros, Casal dos Grilos, Fontela, Vale de Rosas, Alqueves, Vila Verde, Casal do Luís, Centieira, Casal da Marinha, Ervidinho, Casal do Andrade, Feteira de Baixo, Feteira de Cima, Quinta das Mesquitas, Gândara, Mato do Pina, Vale de Avito, Lares e Seixal.
 
Apenas em 1782 Vila Verde ficou sujeita à jurisdição da Figueira da Foz, pertencendo anteriormente ao limite de Montemor-o-Velho. Em 1790 é separada das Freguesias de S. Julião e Alhadas, sendo elevada a Junta da Paróquia, fazendo parte administrativamente do Município da Figueira da Foz apenas em 1821, por requerimento dos Vilaverdenses. A Junta da Paróquia foi extinta em 1913 e daí até 1919 passou a ser dirigida por comissões administrativas, tendo sido criada em 1919 a primeira Junta de Freguesia.
 
Confronta com as freguesias de Alqueidão, Lavos, São Pedro, São Julião, Tavarede, Alhadas e Maiorca, todas elas pertencentes ao  Município da Figueira da Foz, e ainda com a Freguesia de Abrunheira, Município de Montemor-o-Velho.